O prefeito Junior da Femac anunciou nesta quarta-feira (10/11) em seu gabinete que a tradicional Prova Pedestre 28 de Janeiro de 2022 vai ocorrer no dia 29 do mesmo mês e terá premiação com valor financeiro maior para os melhores colocados da competição, que terá a sua 59ª edição pelas principais ruas do município.
Na ocasião, ele recebeu a visita do ex-corredor Moacir Marconi, o Coquinho, agenciador de atletas africanos, e dos competidores quenianos Bernard Kipsang Chumba e Vivian Jeftanue Kiplagati, que no último dia 31 venceram a Maratona Internacional de João Pessoa-PB.
Também participaram do encontro nesta quarta-feira a vereadora Jossuela Pirelli, o professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, e o também professor Tom Barros, superintendente da pasta.
O prefeito Junior da Femac trouxe novidades para a prova no ano que vem. ?Nessa retomada do esporte nos 78 anos de Apucarana, queremos fazer uma grande prova. Nós já temos a confirmação de atletas internacionais que vem da equipe do Coquinho e temos também atletas olímpicos do Brasil. Vai ser uma bela corrida e a principal novidade é que atualizamos a premiação da prova que estava defasada há algum tempo e teremos com certeza um grande número de inscritos?, disse o prefeito Junior da Femac.
A premiação para os campeões pelos naipes masculino e feminino das provas de 10 quilômetros que era de 4 mil reais no ano passado vai passar a 10 mil reais a partir de 2022. ?É uma atualização necessária e o importante é que não vamos mexer no valor da inscrição. Nós queremos que as pessoas que vem para disputar a prova tenha uma premiação a altura da 28 de Janeiro?, reforça o prefeito Junior da Femac.
O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes, diz que a equipe de trabalho já começa a pensar na próxima edição da corrida. ?Depois de não ter a prova nesse ano devido à pandemia, a 28 de Janeiro voltará com força total, com premiação melhor e já com atletas do exterior marcando presença. Agradeço ao prefeito Junior da Femac pela confiança em nosso trabalho e tenho certeza que a corrida do próximo ano será sensacional?, disse o professor Grillo.
Coquinho, que nas décadas de 70 e 80 foi atleta de Apucarana, ficou feliz pela volta da Prova 28. É um retorno importante e a expectativa era muito grande depois de um ano e oito meses sem corridas. Estamos retornando e para a prova do ano que vem a intenção é trazer três atletas africamos para buscar vitórias na Corrida de São Silvestre e na 28 de Janeiro?, comentou Coquinho.
Bernard e Vivian, que estavam com Coquinho nesta quarta-feira no gabinete da Prefeitura, disputam no dia 28 de novembro a Maratona de Florianópolis, e no dia 5 de dezembro a Corrida Tribuna de Santos. Depois, a dupla retorna para o país de origem.