Uma vitória histórica e conquistada com muita raça e suor!
A liderança isolada do Brasileirão veio em um duelo de alta dificuldade. O Atlético Goianiense foi um adversário duríssimo, que saiu na frente, teve várias oportunidades, mas sofreu a virada e viu sua invencibilidade cair no gramado do Caldeirão.
Pela primeira vez, o Furacão larga com quatro vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Com 12 pontos, é o único time com 100% de aproveitamento. Está sozinho no primeiro lugar, mesmo com um jogo a menos que a maioria das equipes.
Com a mesma formação tática da vitória sobre o Grêmio, na semana passada, o Athletico entrou em campo com três zagueiros e buscando o ataque. Vitinho, pela esquerda, colocou a bola na pequena área, mas a defesa cortou antes de a bola chegar em David Terans.
Mas logo o Goianiense mostrou que não veio só para se defender. Aos 12′, Gabriel Baralhas roubou a bola no ataque, entrou na área e acertou um belo chute, sem chance de defesa para Santos. Foi o primeiro gol sofrido pelo Furacão no campeonato.
O Rubro-Negro reagiu com mais uma boa jogada pela esquerda. Vitinho trocou passes com Abner e Christian e cruzou. O goleiro cortou antes que a bola chegasse em Matheus Babi. E pouco depois, em mais um cruzamento, a defesa adversária quase fez o gol contra.
O empate veio aos 42,. Pedro Henrique tocou para Marcinho, que dominou pela direita e mandou o cruzamento perfeito, na cabeça de Matheus Babi. A cabeçada foi fulminante, fora do alcance do goleiro Fernando Miguel!
A etapa final começou com o Furacão muito perto da virada, com Terans recebendo de Babi e mandado muito perto do gol. Mas de novo o Goianiense mostrou poder de reação e mandou duas bolas na trave, com Natanael e Zé Roberto.
O Athletico voltou a dominar o jogo e foi chegando com Vitinho, Jadson, Matheus Babi… Até o gol da virada sair em mais uma grande jogada coletiva.
Aos 26′, Babi tocou para Jadson, que viu Abner avançando pela esquerda e virou o jogo. O lateral recebeu e cruzou para Christian, que apareceu para mandar de cabeça: 2 a 1 para o Furacão.
O Athletico ainda teve chances de ampliar, com Babi, Richard e Léo Cittadini. Mas a quarta vitória estava assegurada. Athletico na liderança do Brasileirão!
A caminhada continua na próxima quinta-feira (24), com um duelo fora de casa. O adversário será o Bahia, às 21h30, em Pituaçu (BA).
Ficha técnica: Athletico Paranaense 2×1 Atlético Goianiense
Campeonato Brasileiro 2021: 5ª rodada
Data: 20/06/2021
Horário: 18h15
Local: Estádio Joaquim Américo
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Felipe Alan Costa de Oliveira (MG)
Quarto árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Athletico Paranaense: Santos; Pedro Henrique, Thiago Heleno e José Ivaldo; Marcinho, Richard, Christian (Léo Cittadini, aos 42′ do 2º tempo) e Abner; David Terans (Jadson, aos 20′ do 2º tempo), Matheus Babi (Renato Kayzer, aos 36′ do 2º tempo) e Vitinho (Carlos Eduardo, aos 36′ do 2º tempo)
Técnico: António Oliveira
Gol: Matheus Babi, aos 42′ do primeiro tempo; Christian, aos 26′ do segundo tempo
Cartões amarelos: David Terans e Matheus Babi
Atlético Goianiense: Fernando Miguel; Dudu, Nathan Silva, Oliveira e Igor Cariús (Arthur Gomes, aos 35′ do 2º tempo); Gabriel Baralhas (Lucão, aos 28′ do 2º tempo), Marlon Freitas e João Paulo; Janderson (André Luís, aos 28′ do 2º tempo), Zé Roberto e Natanael
Técnico: Eduardo Barroca
Gol: Gabriel Baralhas, aos 12′ do primeiro tempo
Cartões amarelos: João Paulo e Zé Roberto