O jovem atleta Edson Aparecido Emídio, 22, da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana, vai participar neste sábado (12-06), às 16 horas, do Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo, no estádio do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, em São Paulo. Na ocasião, ele competirá na prova de 5.000m rasos, lutando pelo índice na World Athletics para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que começa no dia 23 de julho. A data limite para a obtenção dos índices é 29 de junho.
A melhor marca de Edson na prova é de 15’11”86, feito alcançado na quinta edição do Torneio da Federação Paulista de Atletismo, em competição realizada no dia 16 de maio de 2021 em Praia Grande. “Estou bem preparado e treinado em busca dessa vaga tão importante na minha carreira. A competição é das mais difíceis, muitos adversários fortes pela frente, mas luta e determinação não vão faltar neste sábado em São Paulo”, disse o competidor apucaranense.
O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes de Apucarana, confia no pontencial de Edson e acredita que ele tem tudo para fazer um bom papel neste final de semana na capital paulista. “O Edson treina muito, é dedicado e está muito focado em busca dos seus objetivos. Estamos na torcida por ele e acreditando na conquista da vaga olímpica”, disse Grillo.
Além de lutar por uma vaga olímpica no Japão, o atleta de Apucarana tenta dois outros índices ainda nessa temporada: o Campeonato Sul-Americano na categoria sub-23 e os Jogos Desportivos Pan-Americanos Junior. A primeira competição está marcada para os dias 8 e 9 de outubro em Georgetown na Guiana Francesa. O segundo evento terá a fase inicial no dia 25 de novembro e a final em 5 de dezembro em Cali na Colômbia.
JOGOS OLÍMPICOS
Até agora, com o adiamento da Olimpíada de 2020 para 2021, 23 atletas já estão qualificados para os Jogos de Tóquio, de 23 de julho a 8 de agosto.
A competição neste final de semana em São Paulo tem suas normas adaptadas para o atendimento aos protocolos de enfrentamento da pandemia da COVID-19. Todos os participantes passam por um scanner para a medição da temperatura corporal antes de entrar no Centro Olímpico e, em caso de suspeita, a realização de teste de COVID-19.
É obrigatório o uso de máscaras, com exceção no momento das provas, a disponibilidade de álcool em gel, limpeza de implementos, distanciamento entre atletas na câmara de chamada, distanciamento entre os treinadores no momento das provas de seus atletas e a cerimônia de premiação diferenciada (os que forem ao pódio pegam as próprias medalhas), entre outros procedimentos.