O Operário Ferroviário estreou com vitória fora de casa no Campeonato Brasileiro da Série B. O Alvinegro venceu o Vasco por 2 a 0, na manhã deste sábado (29), em São Januário, conquistou os primeiros três pontos e está na liderança da competição nacional.
O Fantasma comandou as ações e marcou os dois gols da partida já no primeiro tempo. A primeira finalização aconteceu aos dois minutos, quando Alex Silva arriscou de fora da área e o goleiro saiu para ficar com a bola. Aos oito minutos, o primeiro gol: Felipe Garcia roubou a bola do adversário e encontrou Ricardo Bueno, que deu passe para Leandrinho chutar forte pela direita e abrir o placar. Um minuto depois, Jean Carlo chegou sozinho na área, finalizou e o goleiro defendeu com os pés. Aos 13, foi a vez de Silva mandar rasteiro de longe e Vanderlei ficar com a bola. Aos 21, Tomas Bastos mandou uma bomba que ia no ângulo, mas o goleiro espalmou.
Jean Carlo teve nova chance aos 32, quando recebeu pela esquerda, entrou na área e bateu para o gol, mas a bola desviou e foi para fora. Seis minutos depois, o meia-atacante chegou livre e mandou por cima do gol. Aos 42, Ricardo Bueno fechou o 2 a 0 para o Operário: Jean aproveitou erro do Vasco e deu passe para o camisa 9 mandar por cima do goleiro.
No segundo tempo, o Alvinegro de Vila Oficinas soube controlar o resultado e criou algumas oportunidades. Aos quatro minutos, Rafael Chorão dominou, ajeitou e mandou na trave. Aos seis, Silva chegou pela esquerda e arriscou de longe, mas a bola foi para fora. Aos 34, o estreante Rodrigo Pimpão tentou cruzar pela esquerda e o goleiro ficou com a bola. Aos 40, Marcelo cobrou escanteio e, na sobra, Lucas Mendes chutou pela direita e a bola passou perto do gol. Antes do fim do jogo, Pimpão mandou uma bola na trave.
O Fantasma iniciou a partida com Simão, Alex Silva, Reniê, Rodolfo Filemon, Silva, Rafael Chorão, Tomas Bastos, Leandrinho, Jean Carlo, Felipe Garcia e Ricardo Bueno. Na segunda etapa, entraram Leandro Vilela, Rodrigo Pimpão, Lucas Mendes, Fabiano e Marcelo para saída de Leandrinho, Jean Carlo, Alex Silva, Silva e Rafael Chorão.
Avaliação do treinador
Em entrevista coletiva após a vitória, o técnico Matheus Costa avaliou o desempenho da equipe na estreia. “Tínhamos dois dias para adaptação da temperatura. Então, cobrei muito dos atletas, primeiro, essa intensidade que nós teríamos que superar e ser muito fortes no primeiro tempo. Procurar o resultado no primeiro tempo e ter mais equilíbrio no segundo tempo. A estratégia deu certo e a gente fica muito feliz com a qualidade individual que os atletas apresentaram hoje e pela coletividade, porque a gente teve um comportamento muito bom tanto no momento com bola como no momento sem bola”.
Próximo jogo
O Operário volta a campo nesta terça-feira (1) contra o Guarani, às 19h, no Estádio Couto Pereira, em Curitiba. O Alvinegro joga na capital por conta da troca da troca de gramado no Estádio Germano Krüger.
FICHA TÉCNICA
Vasco 0x2 Operário
Campeonato Brasileiro Série B – 1ª rodada
Estádio São Januário – 29/05/21 – 11h
Vasco: Vanderlei, Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça, Zeca (Riquelme), Andrey, Matías Galarza (Sarrafiore), Gabriel Pec (Vinícius), Morato (Léo Jabá), Figueiredo (Daniel Amorim) e Germán Cano. Téc: Marcelo Cabo.
Banco: Lucão, Cayo Tenório, Miranda, Romulo, Juninho, João Pedro e Tiago Reis;
Operário: Simão, Alex Silva (Lucas Medes), Reniê, Rodolfo Filemon, Silva (Fabiano), Rafael Chorão (Marcelo), Tomas Bastos, Leandrinho (Leandro Vilela), Jean Carlo (Rodrigo Pimpão), Felipe Garcia e Ricardo Bueno. Téc: Matheus Costa
Banco: Thiago Braga, Odivan, Schumacher, Thomaz, Rafael Oller e Marcelo Santos.
Gols: 1T 8’ Leandrinho e 1T 42’ Ricardo Bueno (Operário)
Árbitro: Thiago Luis Scarascati
Árbitro Assistente 1: Daniel Paulo Ziolli
Árbitro Assistente 2: Luiz Alberto Andrini Nogueira
Quarto Árbitro: Rejane Caetano da Silva