O diretor de Infra-estrutura do Esporte do Ministério da Cidadania, Sandro Valverde Ferreira vistoriou no último fim de semana as obras do Centro de Iniciação Esportiva (CIE), com obras em fase de conclusão, no Parque Municipal do Japira, na região dos jardins América e Trabalhista. Ele esteve acompanhado da engenheira Ângela Stoian, secretária municipal de Obras; do professor José Marcelino da Silva, o Grillo, secretário municipal de Esportes; do superintendente da pasta, Tom Barros; do engenheiro da Caixa Econômica Federal, Wilton Onishi, e também do engenheiro Mateus de Paulo Gonçalves Torres, da Franco Construção, de Cruzália-SP, empresa que está executando a construção da praça esportiva. A construção do CIE foi viabilizada com recursos do Governo Federal, num total de R$ 4,7 milhões, e contrapartida do município.
O prefeito Junior da Femac destaca que Apucarana vai ganhar em breve mais uma obra importante para o esporte da cidade. “O Centro de Iniciação Esportiva vai disponibilizar espaço para a prática de 14 modalidades olímpicas e paralímpicas, que atenderão toda a comunidade daquela região da cidade”, diz o prefeito Junior da Femac.
Ele lembra que a construção do CIE já teve duas interrupções, por conta de falta de estrutura financeira por parte de duas empresas que venceram licitações e acabaram abandonando o canteiro de obras. No entanto, a obra foi retomada no final de 2020 pela “Franco Construção”, que está próxima de finalizar o cronograma.
Sandro Valverde, que está percorrendo o Paraná para vistoriar obras ligadas ao esporte, acredita que o CIE de Apucarana poderá ser inaugurado num prazo de 30 dias. “A obra está ocorrendo a passos largos e bem desenvolvida. Agora é aguardar os trâmites legais para inaugurar o complexo esportivo. Vi que a construção já está na parte de acabamento”, comentou Valverde.
A engenheira Ângela Stoian confirmou que a obra está na reta final. “É uma obra que teve alguns percalços, foi iniciada com uma empresa que acabou abandonando, depois uma segunda empresa também abandonou com 82 por cento. Daí o procedimento de licitação foi feito novamente e agora a empresa que ganhou está concluindo e já temos 97 por cento da obra pronta e se preparando para fazer a medição final. Vai ser uma obra que é um diferencial para o nosso município”, finalizou a engenheira Ângela.
O secretário de esportes, professor Grillo, enfatiza que Apucarana se consolida como a capital do esporte com mais essa bela praça esportiva. “Logo as nossas crianças, os jovens, adultos e os idosos vão poder utilizar um centro esportivo de qualidade no nosso municio. O complexo terá uma quadra poliesportiva de 40×20 metros e uma mini-pista de atletismo, com uma reta de 110 metros, com setores de salto em distância, salto triplo, lançamentos e arremessos. A quadra funcionará com atividades nas modalidades de basquete, futsal, vôlei e handebol”, destaca o secretário de Esportes.
O CIE ainda terá sala de administração, sala de professores e técnicos, vestiários, enfermaria, copa, depósito, academia, além de um tatame para artes marciais que será implantado sobre o mezanino. Quando for inaugurado o CIE vai receber o nome de Juraci Pereira Barbosa, que foi um profissional que se destacou na promoção do esporte do município. Juraci faleceu no dia 9 de abril de 2018.