O time do Arapongas Futsal conheceu nesta semana os adversários na primeira fase do Campeonato Paranaense da Série Bronze de 2021. A equipe da “Cidade dos Pássaros” está no Grupo Norte ao lado da Cafeeira do Marquinho (Cambira), Jardim Alegre e Santa Mariana.
São 24 equipes confirmadas na competição estadual, que vai começar no dia 8 de maio e terminará no dia 13 de novembro.
O Arapongas, que mandará os seus jogos no Ginásio Municipal de Esportes Luiz Augusto Zin, volta a participar da Série Bronze, pois esteve na disputa em 2019, quando chegou até a segunda fase. Portanto, vai enfrentar o Jardim Alegre, que contratou os experientes Custelinha e Foca; a Cafeeira do Marquinho, que esteve na “Bronze” no ano passado, e e o time do Santa Mariana, estreante no campeonato.
Os outros grupos ficaram assim: Grupo Noroeste – AFCA Umuarama, Cianorte, Guaíra e Paraíso; Grupo Oeste- Itaipulândia, Foz, Toledense e Santa Helena; Grupo Centro-Norte – Doutor Camargo, Itambé, Paiçandu e São João do Ivaí; Grupo Centro-Sul – Acau (União da Vitória), Caçula (Cantagalo), Quedas e São Mateus; Grupo Sudeste – Bulls (Arapoti), Colombo, Família Júnior (Castro) e União Campos Floridos (Arapoti).
Os 24 times foram fracionados em seis grupos com quatro integrantes cada. A divisão levou em conta a região das equipes, evitando grandes deslocamentos, o que reduz gastos.
Na 1ª fase, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro dos grupos, totalizando seis rodadas. Ao término, os dois melhores colocados de cada chave avançam direito para a 3ª fase. Vão para a 2ª fase todos os 3º, além dos dois melhores 4º colocados.
A 2ª fase vai ocorrer em jogos de ida e volta, conforme o seguinte chaveamento: C1 – 3º lugar do Grupo A x 3º lugar do Grupo B; C2 – 3º lugar do Grupo C x 4º lugar do Grupo X; C3 – 3º lugar do Grupo D x 4º lugar do Grupo X; e C4 – 3º lugar do Grupo E x 3º lugar do Grupo F.
3ª fase, quartas, semifinal e final – Na 3ª fase, os 16 classificados serão divididos em quatro grupos. Após seis rodadas – turno e returno – passam as quartas de final os 1º e 2º colocados. A partir de então a Série Bronze passa a ser disputada definitivamente em mata-mata, com jogos de ida e volta.
Em vez de seis equipes promovidas, como em 2020, a Série Bronze volta a ofertar quatro vagas de acesso para a Série Prata. Portanto, quem chegar à semifinal automaticamente será promovido de divisão.