O Paraná está confirmado como participante dos Jogos Escolares Brasileiro (JEBS), na faixa etária 12 a 14 anos, com previsão de serem realizados de 29 de outubro a 5 de novembro de 2021 no Rio de Janeiro. A confirmação foi feita por meio da assinatura do termo de adesão, firmado entre o superintendente do Esporte, Helio Wirbiski, e o presidente da Federação do Desporto Escolar do Paraná (FDEPR), Clésio Prado.
A disputa nacional contará com 17 modalidades oficiais – sendo 12 classificatórias para o Jogos Escolares Sul-Americanos – e outras 5 que serão apenas como apresentação. A convocação das escolas paranaenses, públicas e privadas, é definida de acordo com a classificação nos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), que é uma realização do Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação e do Esporte/Superintendência do Esporte. Os JEPS atendem anualmente cerca de 100 mil alunos-atletas. Em 2020, a competição, que tem 67 anos de história, não pôde ser realizada em virtude da pandemia da covid-19.
O termo de adesão é uma formalização para que o estado possa enviar atletas para participar dos JEBS, que não acontecem há 17 anos. “Essa é a oportunidade de incentivarmos nossas crianças a cada vez mais praticarem esporte. Assim, além de todo benefício educacional, incutimos valores como o espírito de equipe, a disciplina, a cooperação e a amizade entre os participantes. Com esse acordo nossas crianças poderão representar o Paraná pelo Brasil e também por outras competições ao redor do mundo, caso consigam um título nos JEBS”, disse Wirbiski.
O presidente da FDEPR, Clésio Prado, ressaltou que o acordo de cooperação com o Governo do Estado garante que a escola campeã nos JEPS represente o Paraná no Rio de Janeiro em 2021. “Todo o custo da delegação paranaense na etapa nacional é viabilizado pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), por meio de recursos públicos da Secretaria Especial do Esporte, do Governo Federal. Isso é muito importante principalmente para o fomento do esporte junto às escolas públicas”.
O porte da competição é outro fator importante a se destacar. “O Paraná poderá ir com uma delegação de até 298 pessoas, algo inédito, e eu acredito que vamos nos sair muito bem, pois na categoria 12 a 14 anos somos hoje a 2ª melhor equipe do país”, ressaltou a professora Márcia Tomadon, que há 12 anos coordena os Jogos Escolares do Paraná.
Para mais informação do Esporte do Paraná, acesse: facebook.com/esportepr e instagram.com/esportepr