O Maringá Futebol Clube atingiu 60 mil seguidores em seus canais oficiais na última sexta-feira, 22, ficando entre os seis times maiores do estado em relevância digital. O levantamento dos números leva em consideração a quantidade de curtidas das páginas oficiais dos clubes no Facebook, o número de inscritos nos canais do Youtube e o número de seguidores nos perfis do Instagram e Twitter.
Quem lidera no Paraná é o Athletico Paranaense com um total de 2,7 milhões de pessoas, seguido pelo Coritiba com 1,6 milhões e com o Paraná Clube em terceiro com 432 mil pessoas. Na quarta colocação está o Londrina com 235 mil e no quinto lugar o Operário, com 131 mil seguidores em seus canais oficiais.
Atrás do Maringá FC, na sétima colocação está o FC Cascavel, com um total de 54,9 mil pessoas, seguido de Toledo com 33,6 mil, Cianorte com 33,4 mil, Rio Branco com 24,6 mil, Azuriz com 18,8 e Cascavel CR com 14,9 mil pessoas.
Segundo o CEO do MFC, Clério Júnior, a crescente da equipe nas plataformas digitais é fruto do bom desempenho do departamento de comunicação do clube, unindo com o potencial da região em ter uma equipe sempre competitiva em competições estaduais e nacionais.
“Nosso plano de ação na comunicação é agressivo, dando muita visibilidade aos atletas, colaboradores do clube e patrocinadores. Estamos sempre atentos para uma comunicação descontraída e moderna, que fala diretamente com o público que está engajado nas mídias digitais e ao mesmo tempo entrega comercialmente aos nossos patrocinadores”, explicou o CEO do clube
De 28 de fevereiro de 2018 até o dia 22 de janeiro de 2021, o clube cresceu em 67,62% em número de seguidores nos seus canais oficiais. Nesta data em 2018 o MFC possuía 28,07 mil curtidas no Facebook, 6,72 mil seguidores no Instagram, 318 no Twitter e 711 inscritos em seu canal no Youtube. Hoje o clube possui 32,82 mil curtidas no Facebook, 21,45 mil seguidores no Instagram, 2 mil no Twitter e 3,75 mil inscritos no Youtube.
Em 2020, a grande crescente do clube nas plataformas digitais foi em seu canal no Youtube, a MFC TV, onde transmitiu ao vivo suas partidas na segunda divisão do Campeonato Paranaense. De acordo com o assessor de comunicação da equipe, Rodrigo Araújo, hoje o torcedor e o público em geral consomem muito o conteúdo em vídeo, principalmente se for ao vivo e interativo.
“A MFC TV foi um projeto que iniciou em 2016, com pequenos vídeos de treinamentos e bastidores, mas se consolidou realmente no Maringá Futebol Clube em 2018, quando atingimos a marca de mil inscritos. Em 2020 foi nosso grande salto. As transmissões dos nossos jogos com profissionais maringaenses, com informativos pré-jogo unindo com os bastidores da equipe trouxeram o torcedor para o nosso canal e para perto do clube, de forma interativa e ao vivo. Essa é a tendência e queremos aperfeiçoar ainda mais essa plataforma”, explicou Araújo.
Em 2021 as transmissões ainda não estão confirmadas, mas o dia a dia e as novidades já estão sendo executadas no canal da equipe no Youtube.