Azuriz e Apucarana Sports fazem neste domingo (22-11), às 15h30, no Estádio Os Pioneiros (antigo Ney Braga), em Pato Branco, o jogo de ida da fase semifinal do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso de 2020. Será o duelo do segundo colocado (Apucarana) contra o terceiro na fase inicial da competição (Azuriz).
A partida de volta está marcada para a próxima quarta-feira (25-11), às 15h30, no Estádio Municipal Olímpio Barreto. O classificado do duelo garante vaga na final da Segundona e carimba o passaporte para a Primeira Divisão do ano que vem.
Na partida neste domingo, o treinador Bruno Saymon, do Apucarana Sports, vai contar com força máxima. Ele repete a mesma equipe que iniciou os jogos contra Rolândia Esporte Clube e Prudentópolis. O Tricolor venceu o REC por 5 a 1 (fora) e o “Prude” por 1 a 0 (em casa). Nesta última partida o Apucarana garantiu o segundo lugar na primeira fase com 16 pontos e avançou no campeonato.
O Azuriz, que está em sua segunda competição no futebol profissional, jogará neste domingo à tarde sem o volante Natan, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O técnico Reginaldo Vital define o substituto momentos antes do confronto. Em compensação, o time do Sudoeste do Estado vai contar com a volta de Samuel, que estava suspenso. Na rodada passada, o Azuriz venceu o Rolândia Esporte Clube por 1 a 0, resultado que colocou a equipe na semifinal.
Na primeira fase da Segundona, pela quinta rodada em Pato Branco, o Azuriz venceu o Apucarana Sports por 1 a 0, com gol do atacante Rezende. Foi a única derrota do Tricolor na competição.
A partida será arbitrada por Felipe Gomes da Silva, sendo auxiliado por Christian Henrique Zwicker e Jefferson Bassani.
O futebol profissional da cidade já foi campeão três vezes da Segunda Divisão no Estado, com dois títulos do Apucarana Atlético Clube (AAC) e um do Roma Esporte Apucarana.
Nas conquistas de 1977 (AAC) e 2010 (Roma), equipes de Pato Branco estiveram no caminho das agremiações apucaranenses.
Na Segundona de 1977, o AAC enfrentou o Palmeiras, de Pato Branco, no hexagonal final. No primeiro turno quando o estádio apucaranense era chamado de Paulo Pimentel houve empate sem gols. No returno, em Pato Branco, o Apucarana venceu por 1 a 0.
Já pela Divisão de Acesso de 2010, na abertura da competição no Sudoeste do Estado, o Roma perdeu por 2 a 1 para o Pato Branco Esporte Clube.
O outro título da Segundona do Apucarana Atlético Clube foi em 1984, numa competição que foi encerrada no ano seguinte. Também em 1985, no Torneio da Soja, o AAC foi campeão com o Pato Branco no caminho. Em Apucarana, o Tricolor venceu por 1 a 0, com gol de Pantaleão, enquanto no Estádio Ney Braga houve empate sem gols.
AZURIZ – Dida; Igor Bosel, Clau, Marcos e Neuton; Samuel, Giba e Patrick; Rezende, Eydison e Patrick Sales. Técnico: Reginaldo Vital.
APUCARANA – Matheus; Romário, Dipão, Vitor e Biro Biro; Serginho Paulista, Nelsinho, Sato e Pacato; Rodrigo e Diego Paulista. Técnico: Bruno Saymon.