Será realizado nesta quinta-feira (23/01), às 15h30, na sede da Federação Paranaense de Futebol (FPF), em Curitiba, o arbitral do Campeonato Estadual da Divisão de Acesso de 2020. Na ocasião, será definida a fórmula de disputa da competição, que vai começar no mês abril.
Nesta terça-feira (21/01) foi à data limite de inscrição dos times. O Foz do Iguaçu pediu licença de um ano e automaticamente foi rebaixado para a Terceira Divisão de 2021. O Araucária, terceiro colocado na Terceirona do ano passado, ganhou a vaga e disputa a Segunda Divisão neste ano.
Arapongas e Batel também não devem disputar a Segundona em 2020, pois não teriam pago a taxa de inscrição. O time do Norte do Estado deve mandar um advogado para participar do arbiral com o objetivo de manter a equipe no campeonato. Já o Batel deve recorrer da decisão e lutará pela permanência no campeonato. A Federação ainda não se manifestou sobre o assunto, o que deve ocorrer nesta quinta com a realização do arbitral. Caso Batel e Arapongas não disputem a competição serão substituídos por Azuriz Pato Branco e Iguaçu, de União da Vitória, respectivamente.
Então tudo indica que vão disputar o campeonato às equipes do Maringá, Apucarana Sports, Nacional, Rolândia Esporte Clube, São Joseense, Prudentópolis, Andraus, Araucária, Azuriz Pato Branco e Iguaçu.
Na reunião nesta quinta à tarde na Capital do Estado, o Apucarana Sports será representado pelo diretor comercial do clube, Airton Júnior, o Índio. Ele participa do arbitral, pois o presidente do Tricolor, Douglas Rodrigues de Lima está viajando.
Quanto ao novo técnico do Apucarana para a Divisão de Acesso o nome somente deve ser divulgado no início do mês de fevereiro. Douglas virá para Apucarana e anunciará o treinador que vai comandar o clube em 2020.