Marilândia do Sul deu mais um importante passo na caminhada para a inclusão de pessoas com deficiência, depois de campanhas, investimentos em obras adaptadas, acessíveis e suporte para ações educacionais, a novidade é o projeto que vai beneficiar cadeirantes.
O primeiro passo do trabalho é trazer para a cidade uma das mais importantes competições do estado na modalidade de basquete em cadeiras de rodas, a etapa final do Campeonato Paranaense desse esporte adaptado, que vem ganhando participantes em todo o mundo. A disputa paradesportiva deve acontecer nos dias 4, 5 e 6 de outubro.
“Vamos colocar nossas estruturas e profissionais a disposição para que seja um grande evento, convidamos toda a cidade a participar, isso movimenta nosso município e também garante mais uma oportunidade de rentabilidade para nossos comerciantes”, disse o prefeito Aquiles Takeda (PV).
Paralelamente ao Paranaense, a Secretaria de Esportes do município já prepara um segundo evento, que será disputado por atletas da cidade, integrantes de várias categorias, como sub-15, sub-17, adulto, e máster, para a disputa de desafios contra seleções de cidades da região.
A reunião que selou a parceria com a Federação Paranaense aconteceu no gabinete municipal e contou também com a presença de representantes do Núcleo Regional de Educação, do professor Valdir Carvalho, responsável pelo Paradesporto em Marilândia, do Secretário de Esportes, Cleverson Ribeiro e de Marcos Pamplona, morador da cidade, interessado em se tornar um atleta.
“As histórias de vidas transformadas pelo esporte nos enchem de orgulho, quando falamos em pessoas com deficiência, esse potencial de transformação é ainda maior, é o que buscamos garantir para os moradores da cidade, oportunidades de vidas saudáveis”, disse Valdir Carvalho.
O Paranaense de Basquetebol em Cadeira de Rodas acontece no primeiro final de semana de outubro e todos os jogos serão realizados no Ginásio Professor Mário Leão. Os atletas ficarão hospedados no município, o que acaba impulsionando o turismo, com aumento de lucratividade para o comércio local durante o período de realização da competição.