Nascido em Apucarana, o meia-atacante Guilherme Azevedo, de 18 anos, que pertence ao Grêmio, de Porto Alegre, se apresentou nesta quinta-feira na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, onde a Seleção Brasileira fará a sua preparação para a Copa América que será disputada no país.
Por uma semana o jovem atleta passará por um período de treinamentos na Seleção, sendo comandado por Tite e participando das atividades ao lado de Daniel Alves, Thiago Silva, Miranda, Casemiro, Philipe Coutinho, Gabriel Jesus, Firmino, Neymar, entre outros.
O Brasil estreia na Copa América no dia 14 de junho, às 21h30, no Estádio do Morumbi, contra a Bolívia, em jogo válido pelo Grupo A. Também fazem parte da chave as seleções da Venezuela e do Peru. A Copa América, que reúne 12 seleções, termina no dia 7 de julho.
O jogador apucaranense vem vivendo uma semana de sonhos. Isso porque no início da noite desta quarta-feira em Porto Alegre, ele renovou contrato com o Tricolor gaúcho até 2024.
Nesta quarta mesmo em sua página no Facebook, o meia-atacante diz que estava muito feliz. “Contrato renovado com o maior clube do Brasil. Quero agradecer primeiramente a Deus pelo que vem acontecendo em minha vida, a esse clube maravilhoso onde defendo essa camisa desde dos meus 10 anos”, destacou Guilherme, que ainda agradeceu o apoio dos familiares e dos empresários Michel Barreto e Jorge Machado. O atleta teve a sua multa rescisória estipulada em R$ 360 milhões.
O jogador, que já chamou a atenção do Paris Saint-Germain, é considerado como uma das principais joias do Grêmio. Nos bastidores é forte os comentários que em breve ele poderá subir ao time profissional, que tem o comando técnico de Renato Portaluppi.
O garoto já foi chamado em cinco oportunidade para seleções de base da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Descoberto pelo apucaranense Luís Barreto Neto (já falecido), o garoto está no Grêmio desde 2011. De lá pra cá ele já conquistou títulos, disputou várias competições nacionais e internacionais e em 2019 foi um dos destaques do Grêmio na tradicional Copa São Paulo de Futebol Júnior.
Também para o período de treinos na Seleção Brasileira foram chamados os goleiros Phelipe (Grêmio) e Yuri Sena (Vitória), os laterais Weverton (Cruzeiro) e Ramon (Flamengo), os zagueiros Morato (São Paulo) e Bruno Fuchs (Internacional), os meias Rodrigo Nestor (São Paulo) e Alan (Palmeiras) e o atacante Martinelli (Ituano).