Com recorde de participantes, são 3.255 atletas inscritos, será realizada neste sábado em Apucarana, a 57ª edição da Prova Pedestre 28 de Janeiro, competição que faz parte das comemorações do 75º aniversário do município.
Às 16 horas, vai acontecer a Vinteoitinha. Em seguida, às 19 horas, será dada a largada para a prova de 5 Km, enquanto às 20h15, ocorrerá a competição de 10 Km. Nesta última prova como tem acontecido nos anos anteriores a briga pela vitória mais uma vez será entre atletas brasileiros e africanos.
Pelo naipe masculino são apontados como favoritos o queniano Nicolas Kimeli Keter, o tanzaniano Pascal Mombo Sarwat, ambos pertencentes a equipe Coquinho/Fila/Bioleve, e o paulista Altobeli Santos da Silva, do Pinheiros-SP.
No início de janeiro, Nicolas ficou em quarto lugar na Corrida de Reis em Cuiabá-MT; Pascal ficou em 15º lugar na última Corrida São Silvestre, enquanto Altobeli foi campeão da “28” em 2017 e terceiro colocado no ano passado.
Correm por fora em busca do lugar mais alto do pódio em Apucarana, os atletas Paulo Roberto de Almeida Paula (vice-campeão da “28” em 2007), Samuel Ribeiro, Elessandro Aparecido de Oliveira, Magno Trindade, Eduardo César de Oliveira e Jeferson Alberto dos Santos.
Já pela prova de 10 Km feminina a primeira posição será disputada pelas atletas Janet Cheruto Masai (Quênia), Emily Chebet (Uganda), Marcela Cristina Gomes Cordeiro (Argentina) e Joziane da Silva Cardoso). As duas primeiras competidoras também atuam pela equipe Coquinho/Fila/Bioleve. No início deste mês na Corrida de Reis em Cuiabá-MT, Janet ficou em terceiro lugar e Emily obteve a 13ª colocação na última São Silvestre.
Marcela, ex-Cruzeiro-MG, ficou em quarto lugar na “28” do ano passado e a paranaense Joziane vem para Apucarana em busca do tetracampeonato, pois ganhou os títulos em 2011, 2014 e 2016.
Outros destaques são Tatiane Raquel da Silva, Tatiane de Souza Araújo e Flávia Maria de Lima.