Com o objetivo de incentivar a prática da atividade física e despertar o gosto pelo esporte, a Prefeitura de Apucarana realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais. A primeira etapa da competição aconteceu neste domingo em frente ao Ginásio de Esportes Adildo Mecenas, no Jardim Ponta Grossa.
Cerca de 520 crianças, de 17 unidades de ensino, participaram da corrida. Os nascidos em 2010 cumpriram um percurso de 400 metros, enquanto os nascidos em 2009 completaram 600 metros e os nascidos em 2008 e 2007 perfizeram 800 metros. Os três melhores colocados em cada categoria, nos naipes feminino e masculino, ganharam troféus. As demais crianças receberam medalhas de participação.
O coordenador da prova, professor José Marcelino da Silva, o Grilo, explica que mais duas etapas do Circuito de Corridas de Rua das Escolas Municipais devem acontecer até o final do ano. “A segunda preliminar será no Distrito de Pirapó, no final de setembro, e reunirá os alunos das outras 19 unidades de ensino. Já a grande final está marcada para novembro, no entorno do Lago Jaboti,” disse.
A secretária municipal de educação, Marli Fernandes, destaca que o projeto do atletismo vem apresentando bons resultados. “Desde que o prefeito Beto Preto introduziu essa política de incentivo ao esporte na escola, nós já tivemos alunos premiados em competições importantes como a Vinteoitinha e a São Silvestrinha,” afirma.
Ela acrescenta ainda que a parceria entre a Autarquia de Educação e a Secretaria de Esportes e Juventude vai além da corrida. “Por meio dessa colaboração, nossos estudantes têm oficinas de expressão corporal, musicalização, artes marciais, entre outras. São atividades que favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento integral da criança,” assegura.
Um grande público acompanhou a corrida. Eram pais, mães e familiares incentivando os pequenos atletas. “Meu filho estava ansioso para participar da prova, acordou às seis da manhã com medo de perder o horário. Eu acho importante que as crianças pratiquem uma atividade física, pois ajuda no desenvolvimento delas,” disse Edilaine da Silva, mãe do aluno Vitor Hugo Sena, da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro, que ficou em 2º lugar na categoria nascidos em 2009.
Outro classificado, Brayan Felipe Miranda, da Escola Municipal Monsenhor Arnaldo Beltrami, detalha como foi a preparação dos alunos para a corrida. “Eu treinei pesado, tanto na escola como em casa, porque gosto das aulas de atletismo. Eu estava em segundo lugar durante a prova, mas esperei o menino que à minha frente cansar e ultrapassei,” contou.
Na fase final, os três melhores classificados de cada categoria serão convidados a viajar a São Paulo e participar da Corrida São Silvestrinha, que está prevista para o dia 15 de dezembro de 2018.
Os vencedores neste domingo foram: categoria 2010 – Feminino - Pietra Graciane (Escola Vida Nova); categoria 2009 – Feminino - Gabriely da Silva (Escola Karel Kober); categoria 2007/2008 feminino - Ane Beatriz (Escola José de Alencar); categoria 2010 – Masculino - Vitor da Silva (Escola Karel Kober); Categoria 2009 – Masculino - Eduardo Vieira (Escola Fernando José Acosta); e categoria 2007/2008 – Masculino - Brayan Felipe (Escola Monsenhor Arnaldo Beltrame).