Representada por oito atletas, a Academia Caminho Livre, de Apucarana, obteve neste final de semana a sétima colocação no Campeonato Brasileiro de Karatê-Do Tradicional, disputado no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo participaram 68 academias de todo o país, com a “Caminho Livre” ficando em primeiro lugar entre as equipes do Paraná.
Na classificação por estados, o Paraná, com 67 atletas, ficou na quarta posição. Mato Grosso foi campeão, seguido por Bahia e São Paulo.
De Apucarana se destacaram Gabriela Maria Fernandes, Letícia Nogueira da Matta, Yara Darodda Stachuka e Danyel de Oliveira dos Santos.
Gabriela foi campeã no kata e kumitê individual e no kata e kumitê por equipe, e ficou em segundo lugar no embu feminino, misto e por equipe. Letícia obteve a primeira posição no kata por equipe e foi vice-campeã no kumitê por equipe e no embu feminino. Yara foi segunda colocada no kata individual e Danyel ficou em segundo lugar no embu misto. Também competiram pela “Caminho Livre” os atletas João Gabriel Garcez (4º lugar no embu misto), Kassiana da Silva Pinto Barbosa, Ana Vitória Vieira Justino e Matheus Henrique Peixoto. Todos eles são treinados pelos professores Expedito Borges, o Borjão, e Maria Teresa Borges.
Para competirem na capital paulista, os oito karatecas contaram com apoio e patrocínio da Bup Jeans, Colégio Mater Dei, Academia Marchi, Four Kids, Globex, Bunits, Moriah e Ferra Mula.