Com caminhada e corrida, será comemorado nesta segunda-feira o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e os grupos de mães e amigos dos autistas de Apucarana e Arapongas vão promover eventos esportivos na próxima semana.
As diretoras Flávia Ribeiro dos Santos Straliotti e Sara Nogueira de Almeida, da Associação de Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses (AMAA), Heloísa Holandini, coordenadora da Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Arapongas (AMAAAR), e os atletas João Dias, Osires Pereira e Kléber Aguiar, da equipe Pé Vermelho, estiveram nesta semana na redação do Jornal Tribuna do Norte divulgando a caminhada e a corrida que acontecerão nas duas cidades.
De acordo com Flávia, Apucarana realizará apenas a caminhada que vai ocorrer no próximo dia 7, a partir das 9 horas. "O percurso será da Praça Rui Barbosa até o Complexo Esportivo Lagoão, com o evento sendo aberto para todas as pessoas. Vista-se de azul, una-se a nós e apoie essa ideia", destaca Flávia.
Sara disse que no Lagoão para as crianças haverá cama elástica, tobogã, pipoca, algodão doce, cachorro quente e uma exposição de carros, com a atividade sendo finalizada ao meio-dia.
Já em Arapongas vai acontecer no dia 8 de abril, a 2ª edição da corrida e caminhada do Autismo. O percurso da prova pedestre será de 5 km e terá sua largada na rua Guaratinga em frente a Santa Alice, com início às 7h30.
Haverá troféus para os cinco primeiros colocados nos naipes feminino e masculino e um troféu para a equipe mais numerosa. O valor da inscrição é de R$ 30,00 e pode ser realizada no site
www.amaaar.com.br ou na Loja Dias Couros, em Apucarana. Segundo Heloísa, as inscrições serão encerradas no próximo dia 6, com a retirada do kit acontecendo no dia 7 na Academia Aquafitness. Ela diz que é indispensável o uso da camiseta do evento.
A renda da prova será revertida para a manutenção do grupo e para atender as famílias que são assistidas pelo mesmo. O objetivo dos eventos em Apucarana e Arapongas é destacar e aprofundar o conhecimento sobre o autismo, além de alertar a população sobre a complexidade do assunto e a necessidade da importância da inclusão social.