A bola rolou neste domingo para a última rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso de 2018. Com os resultados do final de semana, oito agremiações seguem na competição e foram divididas em dois grupos: Grupo I - Operário, PSTC, Batel e Iraty; Grupo II - Independente São Joseense, Paranavaí, Cascavel Clube Recreativo e Rolândia Esporte Clube.
As equipes vão disputar partidas de seus grupos, em turno e returno e classificam para a final o melhor colocado de cada chave. Andraus e Portuguesa Londrinense, que terminaram na 9ª e 10ª posições respectivamente, estão rebaixados para a Terceira Divisão.
Na rodada de domingo, a nona da primeira fase, o Operário goleou o Batel por 5 a 0, o Cascavel perdeu por 3 a 2 para o Rolândia, Iraty e PSTC ficaram no 2 a 2, o Independente bateu o Paranavaí por 1 a 0, enquanto no Estádio Olímpio Barreto, em Apucarana, o Andraus, de Campo Largo, goleou a Portuguesa por 5 a 0, com gols de Ítalo, Yan, Márcio, Paulo José e Cleverson.
A Portuguesa, que mandou os seus jogos no campeonato em Apucarana, realizou 9 jogos, com um empate e 8 derrotas, marcando apenas 4 gols e levando 33. Além isso, o clube de Londrina utilizou jogadores de forma irregular e terminou a Segundona de 2018 com - 5 pontos.
O Operário terminou a primeira fase na liderança isolada, com 25 pontos de maneira invicta. Indepentende foi o segundo colocado, com 18 pontos, e logo atrás conquistaram a classificação Paranavaí e PSTC, com 16 pontos cada. Batel e Cascavel somaram 11 pontos, enquanto o Rolândia fez 10 e o Iraty fechou a classificação com 9.
Os atacantes Schumacher, do Operário, e Pererson, do Iraty, dividem a artilharia da competição, com seis gols marcados cada um.
UNIÃO - Também neste domingo, uma prova da união do futebol paranaense aconteceu em São José dos Pinhais. O Paranavaí veio a Curitiba para enfrentar o Independente e teve seu equipamento e uniformes furtados durante a noite.
Na manhã de domingo, o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio Cury, e seu assessor, Robson Seerig, foram ao Novo Mundo Futebol Clube, que emprestou parte do equipamento e levaram ao hotel em que o "Vermelhinho" estava hospedado, juntamente com coletes e bolas para aquecimento, cedidas pela FPF.
Do Maringá Futebol Clube, que estava na cidade para a semifinal da Taça Caio Júnior, foram emprestadas as chuteiras, e do Atlético-PR, parte dos uniformes para a equipe entrar em campo.