Cinco jogos e nenhuma vitória em casa. O jejum do Iraty atuando no estádio Coronel Emílio Gomes continua. O time comandado por Play de Freitas mais uma vez decepcionou o torcedor e apenas empatou com o PSTC, por 2 a 2, na tarde deste domingo, 25, em jogo válido pela última rodada da primeira fase da divisão de acesso do Campeonato Paranaense.
Com a vitória do Rolândia fora de casa contra o Cascavel Clube Recreativo, o Azulão terminou a fase de classificação somente na oitava colocação com nove pontos. Com isso, o Iraty não conseguiu "escapar" do confronto diante do Operário, equipe com a melhor campanha da competição, na segunda fase. Além do "Fantasma", o Azulão enfrentará o PSTC (4º colocado) e o Batel (5º lugar). No outro grupo do Quadrangular estão Independente, Paranavaí, Cascavel e Rolândia, que ficaram na segunda, terceira, sexta e sétimas colocações, respectivamente, na primeira fase.
A tabela da segunda fase ainda será homologada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Por isso, não há confirmação do adversário do Iraty na primeira rodada.
Com sete desfalques, Marcos Gato e Gabriel machucados, Matheus Rebé e Gilson com problemas pessoais, e três atletas suspensos, Paulinho, Almeida e Alysson Cordeiro, o treinador Play de Freitas ainda perdeu o lateral Marquinhos, que sentiu dores musculares no aquecimento e foi vetado. Apesar disso, o time começou bem a partida e teve uma boa chance de abrir o placar com Luciano, que chutou rente a trave aos 2 minutos. Logo depois, o Azulão saiu na frente com Peterson, que escorou cruzamento de cabeça e fez o primeiro dos donos da casa. Esse foi o sexto gol do atacante, que divide a artilharia com Thiago Santos, do Operário.
A vantagem do Iraty durou pouco tempo. Aos 9 minutos, Adriano arriscou de fora da área e acertou a trave. Porém, a bola bateu nas costas do goleiro Felipe e entrou no fundo das redes do Azulão.
Após o empate do PSTC, a intensidade das duas equipes diminuiu e o jogo não teve grandes oportunidades até o intervalo.
No segundo tempo, o time visitante virou o marcador aos 15 minutos. O zagueiro Everson, do Iraty, puxou um jogador do PSTC dentro da área. Flávio, que havia entrado em campo aos 13 minutos da segunda etapa, converteu o pênalti e colocou o time de Cornélio Procópio na frente do marcador.
Precisando vencer para fugir do duelo contra o Operário na segunda fase, o Azulão se lançou ao ataque e mudou o esquema tático na metade do segundo tempo. O zagueiro Everson saiu para a entrada do atacante Clebinho. Luciano e Kelven também foram substituídos por Roque e Carlos Henrique.
A falta de pontaria mais uma vez prejudicou o Iraty em um jogo dentro de casa. O time voltou a desperdiçar várias chances de gol, assim como havia ocorrido na partida contra o Batel, na quarta-feira, 21.
Aos 39 minutos do segundo tempo, o Azulão conseguiu o empate. Após levantamento para a área, o árbitro Matheus Scavinski assinalou falta de um zagueiro do PSTC na disputa com o jogador do Iraty. Luquinhas cobrou o pênalti e decretou o resultado final de 2 a 2.
As duas equipes terminaram a partida com com um jogador a menos. Elton (Iraty) e Adriano (PSTC) tiveram um desentendimento e foram expulsos.
Com o empate, o Iraty chegou ao quinto jogo sem vitória em casa. O time de Play de Freitas obteve dois empates e sofreu três derrotas no estádio Coronel Emílio Gomes. Já o PSTC saiu de campo reclamando da arbitragem. Alguns jogadores questionaram a marcação da penalidade, que resultou no gol de empate dos donos da casa.
Cartões amarelos: Richard e Everson (Iraty); Gabriel Vidal (PSTC)
Cartões vermelhos: Elton (Iraty) e Adriano (PSTC)
Gols:
Peterson aos 4 minutos do 1º tempo. Iraty 1x0 PSTC
Adriano aos 9 minutos do 1º tempo. Iraty 1x1 PSTC
Flávio Gabriel 15 minutos do 2º tempo (pênalti). Iraty 1x2 PSTC
Luquinhas 39 minutos do 2º tempo (pênalti). Iraty 2x2 PSTC
Público pagante: 159
Público total: 201
Renda: R$ 1.880
Árbitro: Matheus Scavinski (Rebouças)
Auxiliares: Roberto Rivelino dos Santos Junior (Colombo) e Nycollas Fabrício dos Santos (Curitiba)
4º árbitro: Adelmo Ferreira dos Santos (Almirante Tamandaré)
Avaliador: João Carlos Hartmann (Curitiba)
Delegada: Isis Azevedo (Irati)
Estagiários: Lais Aparecida Zavoiski, Tiago Olexinka e Gustavo Kucharski (todos de Irati)
Iraty: Felipe, Augustine, Richard e Everson (Clebinho); Saulo, Bryan, Kelven (Carlos Henrique), Luciano (Roque) e Elton; Peterson e Luquinhas. Técnico: Play de Freitas .
PSTC: Jefferson, Romário, Barbosa, Douglas (Júlio Cesar) e Jardiel; Gabriel Vidal, Rodrigo (Caio), Diogo e Matheus (Flávio); Lucas Santos e Adriano. Técnico: Reginaldo Vital.