O apucaranense Giovane Vieira de Paula, de 25 anos, pertencente à Seleção Brasileira, foi campeão na prova VL3 de 200m na canoa durante o Campeonato Pan-Americano de Paracanoagem, realizado nesse domingo (01/10) em Lagoa Santa-MG. O resultado também foi válido pela disputa do Campeonato Sul-Americano. No Pan, que teve a duração de quatro dias, o Brasil conquistou 9 medalhas de ouro, 6 de prata e 2 de bronze.
Mais de 200 canoístas, representando sete países da América do Sul, sendo Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Equador, Colômbia e Venezuela, estiveram presentes em Minas Gerais.
“Acabei de fazer a minha participação no Campeonato Pan-Americano, fiquei em primeiro lugar, graças a Deus. Queria agradecer a minha família, os meus treinadores Thiago e Gelson e o Iate Clube”, fala Giovane, que é conhecido como Pantera Negra.
Na prova VL3 de 200m na canoa, o segundo colocado foi o chileno Arturo Edwards, seguido pelo argentino Emílio Ariel Atamanuk.
“O Giovane segue brilhando na paracanoagem, pois na semana passada havia se destacado no Campeonato Brasileiro. Ele passa por um bom momento na carreira e segue na luta em busca da vaga para as Paralímpiadas do ano que vem em Paris”, destaca o prefeito Junior da Femac.
Também recentemente em Lagoa Santa, Giovane se destacou no Brasileiro Interclubes, representando o Iate Clube, de Londrina. O paratleta de Apucarana conseguiu duas medalhas: uma de ouro e uma de prata.
Giovane ficou na primeira posição na prova VL3 de 200m na canoa. Nessa prova, ele é tetracampeão nacional de forma consecutiva. Já na prova KL3 de 200m no caiaque, o apucaranense obteve o segundo lugar.
O evento internacional realizado nesse final de semana foi organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), com apoio da Prefeitura de Lagoa Santa, COSURCA (Confederação Sul-americana de Canoagem) e da COPAC (Confederação Pan-americana de Canoagem).