Tem início na próxima segunda-feira (17) e prossegue até o dia 27 deste mês, a 7ª edição dos Jogos das Crianças (Jocas), em Apucarana, com a competição sendo realizada pela Prefeitura, por meio da Autarquia Municipal de Educação (AME) e Secretaria Municipal de Esportes. A modalidade de xadrez abre a competição na próxima segunda, a partir das 8 horas, na quadra de esportes do Centro da Juventude Alex Mazaron, no Jardim Diamantina.
O prefeito Junior da Femac destaca que os Jocas terão aproximadamente a participação de 1.500 alunos das 35 escolas da rede municipal de ensino. “A competição está de volta com força total, pois não aconteceu nos dois últimos anos devido à pandemia da covid-19. A meta do evento é que os alunos possam conhecer diferentes modalidades e desenvolvam o interesse pelas atividades físicas”, destaca o prefeito Junior da Femac.
“Por meio dos Jocas, os estudantes têm a oportunidade de desenvolver a socialização, aprimorar a cognição e a coordenação motora, aprender a respeitar regras e lidar com as conquistas e frustrações. Enfim, a parceria entre esporte e educação traz inúmeros benefícios às crianças. Desde já, eu desejo uma excelente competição a todos os inscritos”, frisa a diretora-presidente da AME, professora Marli Fernandes,
O professor José Marcelino da Silva, o Grillo, Secretário Municipal de Esportes, destaca que a competição também será disputada nas modalidades de bola queimada, futsal e handebol nos naipes masculino e feminino. “Depois do sucesso do Festival de Atletismo no Complexo Estação Cidadania e das quatro etapas do Circuito de Corridas de Rua, agora vamos promover os Jogos das Crianças, revelando assim novos talentos no esporte e os nossos futuros campeões nas mais diversas modalidades”, disse o professor Grillo.
Os alunos/atletas participantes são nascidos em 2011, 2012 e 2013. A primeira fase (classificatória) terá disputas no Centro da Juventude Alex Mazaron, no Ginásio de Esportes Adildo Mecenas (Cebolão) e nas escolas José Idésio Brianezi, Bento Fernandes Dias, Luís Carlos Prestes e Fernando Acosta. Já a fase final será desenvolvida no Centro da Juventude e na Escola Karel Kober.