A equipe do Country Club Maringá conquistou nesse domingo (30/03), no Ginásio de Esportes José Antônio Basso (Lagoão), em Apucarana, o primeiro lugar do Torneio Sebastião Carlos Bressan de Basquetebol Masculino Master (55+).
O time de Londrina ficou em segundo lugar, seguido pelas agremiações do Maringá Club e do Apucarana. Além do Lagoão, o ginásio do Colégio São José também foi sede do evento, que homenageou o professor Sebastião Carlos Bressan, 76 anos, ex-atleta das seleções de Arapongas e Apucarana, com muitos títulos na carreira em ambas as equipes. Com passes perfeitos, cestas de dois e três pontos e também de lances livres, Bressan mostrou boa forma em quadra na seleção apucaranense e agradeceu a homenagem feita nesse final de semana.
“Realmente estou muito feliz, é um reconhecimento do trabalho realizado. É isso que vale a pena e não é só pelo basquete em si, mas por tudo que está atrás disso. Muito legal de poder rever meus ex-alunos e ex-atletas e destacar que Apucarana faz parte da minha vida, pois aqui morei por 28 anos”, destaca Bressan, que estava acompanhado da esposa Regina e da filha Fernanda, também ex-jogadoras da modalidade.
O professor homenageado atualmente reside em Campo Largo (Sul do Estado), onde dá aulas de segunda à sexta-feira para mais de sessenta crianças nas categorias masculina e feminina. “Dar aulas me faz feliz e acredito que tenho a obrigação de continuar esse trabalho com o maior prazer”, frisa Bressan, que no final de junho disputará o Campeonato Mundial na Suíça, representando a Seleção Brasileira na categoria 76+.
Quando residiu em Apucarana, além de atleta, também foi secretário de Esportes nas gestões 1979-1982, 1993-1996 e 2001-2002. No município trabalhou na formação de atletas durante anos. Em 2001, coordenou o projeto de tempo integral nas escolas municipais. Nos anos seguintes em 2003 e 2004 foi secretário de Educação. Ainda em Apucarana atuou como professor e diretor no Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo. Na direção esteve no comando por oito anos.
O secretário de Esportes de Apucarana, Bruno Marchi, destaca que foi um prazer ter apoiado o torneio. “Foi o primeiro evento master de basquete e a intenção é realizar novamente e tentar colocar a competição no calendário esportivo anual do município. O Bressan participou até da minha formação e tenho o maior orgulho de falar isso porque é uma pessoa com caráter, com princípios e com grande exemplo tanto no esporte como fora dele”, disse Marchi.
“O objetivo em homenagear o Bressan foi alcançado. Nesse final de semana agregamos e cebebramos a vida esportiva do basquetebol máster. Muito importante frisar que a história do basquetebol apucaranense está ligada diretamente ao mestre Sebastião Carlos Bressan”, comenta o professor Edílson Marcondes de Oliveira, o Sky, um dos coordenadores do torneio.
No quadrangular a equipe de Apucarana contou com Bressan, Aquiles, Alex Fernandes, Carlão, Sky, Paulo Kisner, Luizinho, Pantera, Edmilson Canesin, José Nhull, Guerato e Palermo.
O torneio, com duração de três dias, teve o apoio do Colégio São José e da Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana.