Paranaense de Bandeirantes, o jovem atleta Edson Aparecido Emídio, de 24 anos, que representa a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura de Apucarana e 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), será uma das atrações da corrida de 10 quilômetros da 62ª Prova Pedestre 28 de Janeiro, marcada para o próximo dia 25, a partir das 20h15.
Com o comando do técnico Beto Cavalheiro, o soldado do 30º BIMec vem treinando intensamente para a corrida apucaranense em Campos do Jordão-SP, onde faz preparação na altitude de 1.700 metros da Serra da Mantiqueira, com o objetivo de alcançar uma boa colocação na Prova 28.
Ele compete na tradicional prova de Apucarana desde 2019, sempre alcançando boas posições. Em 2019, Edson foi campeão da corrida de 5 quilômetros, com o tempo de 15’56”. No ano seguinte, com o mesmo percurso, ele obteve o segundo lugar.
Já na prova de 10 quilômetros em 2023, o jovem atleta voltou a se destacar, pois subiu ao pódio da “28” conseguindo a quinta colocação, com o tempo de 31’41”. Na ocasião, ele entrou para a história da prova, isso porque desde 1983 que um representante da cidade não subia ao pódio da tradicional corrida. O último a conseguir esse feito foi Cláudio Ribeiro, o Claudinho, que naquela oportunidade foi o vencedor da competição. Em 1982, Cláudio também havia sido campeão. Já no ano passado, Edson ficou em sétimo lugar, sendo o melhor apucaranense classificado na prova.
“Fiz uma boa temporada no ano passado e espero repetir a dose em 2025, começando com a conquista de um bom resultado na Prova 28 de Janeiro. Nesse ano tenho várias competições pela frente, entre elas com provas de 10 quilômetros, meia-maratona e maratona. Um dos meus objetivos em 2025 é garantir vaga para o Mundial Militar que acontecerá no mês de outubro em Washington nos Estados Unidos”, disse Edson, 27º colocado na classificação geral da 99ª Corrida Internacional de São Silvestre, com o tempo de 50’11”. O percurso da prova em São Paulo é de 15 quilômetros.