Apucarana realizará nos dias 22, 23, 24, 29 e 30 de novembro e em 1º de dezembro, a fase final da 66ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAP´s), competição que terá a presença de mais de 3,3 mil atletas de 80 cidades e que fecha a temporada dos Jogos Oficiais do Estado.
O município sediará a fase decisiva dos JAP´s pela oitava vez em sua história. As outras edições aconteceram em 1965, 1980, 1993, 2016, 2017, 2021 e 2022. Nessas competições, Apucarana conseguiu muitas medalhas nos jogos de 1965, 1980 e 2017.
Em 1965, na nona edição dos JAP´s, o município foi campeão no basquetebol feminino, no tênis masculino e no voleibol feminino, foi vice no boliche masculino e feminino e obteve a terceira colocação nas modalidades de basquetebol masculino e natação feminino.
Na competição de 1980, foram seis conquistas dos apucaranenses, com os títulos do basquetebol feminino e do voleibol feminino, o segundo lugar no atletismo masculino e no futebol e a terceira posição no tênis masculino e no tiro ao alvo masculino.
Depois de treze anos, Apucarana voltou a realizar os JAP´s em 1993, com a cidade sendo vice-campeã na classificação geral nas modalidades de futebol e judô masculino. Destaque naquele ano para os atletas Celso Ogawa e Cláudio Marcelino da Silva, o Cigarrinha, que faturaram medalhas de ouro nas modalidades de judô e atletismo, respectivamente.
Na temporada 2016, a cidade sediou a Divisão “B” dos Jogos Abertos do Paraná, sendo vice-campeã no futebol, modalidade desenvolvida no Estádio Municipal Olímpio Barreto.
No ano seguinte, Apucarana terminou a fase final dos JAP´s em sétimo lugar na classificação geral, com a participação de 73 municípios.
Competindo em casa, os apucaranenses foram campeões no futebol e ganharam quatro medalhas de ouro no atletismo, com os atletas Gabriel Milacki e Wanessa Zawolski. Ela ficou em primeiro lugar no heptatlo e nas provas de 100 e de 400m com barreiras, enquanto Gabriel subiu no lugar mais alto do pódio nos 3.000m com obstáculos.
Wanessa, Jheniffer Machado, Melissa Bussolo e Daniela Lopes conquistaram a medalha de prata na prova de revezamento 4x400m. No karatê, prata também para os atletas Lucas Bergossi e Juliane Veiga da Fonseca.
Simone Aparecida Claro na marcha atlética e Nathan Pereira dos Santos no karatê faturaram o bronze.
Em 2021, durante a 63ª edição dos jogos, Apucarana obteve a terceira colocação no futebol sete e em 2022, a ciclista Talita Luz de Oliveira ganhou ouro na prova de estrada em circuito no Parque do Lago Jaboti e o time de futsal foi terceiro lugar no Ginásio de Esportes José Antônio Basso (Lagoão).