O município de Apucarana, no Vale do Ivaí, recebe nesta quinta-feira (21) mais de 3,3 mil atletas e comissões técnicas, de 80 municípios, para a primeira parte da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Japs). As competições começam sexta-feira (22) e seguem até domingo (24). A segunda parte da fase final será disputada de 28 de novembro a 1 de dezembro, também em Apucarana. São os últimos eventos do calendário de jogos oficiais de 2024.
Os Japs são disputados por atletas a partir de 17 anos e sem limite de idade máxima para participação, e fazem parte da lista de 11 jogos oficiais promovidos pelo Governo do Estado, realizados pela Secretaria do Esporte (SEES). A edição 2024 dos Japs teve início no mês de junho (etapas regional e macrorregional) e atendeu mais de 12,1 mil participantes, de 251 municípios (62,9% das cidades do Estado).
Neste primeiro fim de semana da final os atletas competirão nas modalidades de atletismo, basquetebol, ciclismo, futebol sete, futsal, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis, voleibol, e xadrez. Além disso, a disputa de bolão masculino, também válida para os Japs, acontece na cidade de Rolândia.
Para o coordenador dos Esportes de rendimento da SEES, Emerson Venturini, os Japs representam um elo na cadeia esportiva do Paraná, que começa com os Jogos Escolares e se estende até o Paraná Master. “Essa trajetória demonstra o compromisso do Governo do Estado em oferecer oportunidades para atletas de todas as idades e níveis de rendimento”, diz.
Para receber as delegações de todo o Estado, a organização do evento, em parceria com a Prefeitura de Apucarana, promoverá na sexta-feira (22) um momento festivo no Espaço das Feiras, a partir das 18h.
De acordo com o supervisor técnico do Japs, Richarde Salvador, a parceria com o município é muito importante para o andamento da competição. “Trata-se do maior torneio de rendimento do Paraná, com milhares de pessoas circulando pela cidade, consumindo e movimentando a economia”, afirma. Esta é a oitava vez que Apucarana recebe as finais dos Japs. As demais edições foram em 1965, 1980, 1993, 2016, 2017, 2021 e 2022.
LOCAIS – Entre as praças esportivas de Apucarana que serão utilizadas na final estão o Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão), Estação Cidadania, Complexo Esportivo Áureo Caixote, Centro de Convivência do Idoso, o Parque Municipal Jaboti, o Colégio São José.
MAIS INFORMAÇÕES – Documentos, resultados, boletins, cronogramas, classificações e outras informações podem ser encontradas no site da Secretaria do Esporte ou pelo aplicativo Paraná Esporte, disponível para download na App Store e na Google Play.
Apucarana
Ginástica Rítmica - 22 e 23/11 (Lagoão)
Atletismo - 22 a 24 (Lagoão)
Basquete - 22 a 24 (CE Izidoro Ceravolo, Colégio São José)
Ciclismo - 22 a 24 (Lago Jaboti, Bike Park MTB, Tarumã Máquinas)
Futebol Sete - 22 a 24 (Arena Molas Fama, Associação dos Militares do Vale Do Ivaí)
Futsal - 22 a 24 (Caixote, Estação Cidadania, Lagoão)
Handebol - 22 a 24 (Caixote, CE Antônio dos Três Reis)
Tênis - 22 a 24 (Country Club)
Vôlei - 22 a 24/11 (CE Nilo Cairo)
Xadrez - 22 a 24 (Centro de Convivência do Idoso)
Natação - 23 e 24 (Lagoão)
Rolândia
Bolão (Masculino) - 21 a 24 (Rolândia Country Club)
BOCHA – A modalidade de bocha não faz parte dessa etapa pois já definiu os campeões em setembro, na etapa disputada em Pato Branco. As partidas, que ocorreram na Associação Patobranquense de Bochas Vila Nova, definiram a equipe da casa como campeã no masculino ao vencer a delegação de Palmas por 2 a 1 na grande final. Já no feminino, quem levou o título foi a equipe de Foz do Iguaçu, que superou a de Cascavel pelo placar de 2 a 0 na decisão.
PARANÁ MASTER – Duas das três modalidades restantes (atletismo e natação) da fase final do Paraná Master, competição destinada a atletas com idade acima de 35 anos, acontecem simultaneamente ao primeiro fim de semana da final dos Jogos Abertos do Paraná (Japs). O badminton será disputado entre 30 de novembro e 1 de dezembro.