O Maringá Futebol Clube conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro de 2025 após empatar em 1 a 1 com a Inter de Limeira na noite deste domingo, 1, no Estádio Regional Willie Davids, em Maringá. Essa é a melhor campanha da história da competição, já que o Tricolor tem um aproveitamento inédito de 80%.
Após vencer o primeiro jogo das quartas de final, fora de casa, com gol de Robertinho, o Dogão fez valer o seu mando de campo e bateu o recorde de público também nesta edição da competição, com 15.195 torcedores. Com a vantagem, o clube saiu na frente com Rodrigo, ainda no primeiro tempo, mas no segundo tempo levou o empate com Rhuan, mas conseguiu segurar o resultado.
O acesso foi inédito para o Maringá FC, que foi fundado em 2010 e em 2022 se transformou em SAF e teve, em 2024, sua sexta participação na competição nacional. Para o técnico Jorge Castilho, o acesso foi merecido, principalmente pelo projeto de ascensão que o clube tem no cenário estadual e nacional. “O Maringá é hoje um dos clubes que mais crescem no Brasil, claro que dentro do cenário em que está inserido hoje e esse acesso foi merecido, pelo projeto, pela estrutura, pela visão da diretoria e pela campanha e comprometimento que esses atletas tiveram desde o início da competição. Tínhamos como grande meta do ano o acesso e conseguimos, agora queremos sim o título”, disse o treinador, que hoje é o terceiro técnico mais longevo no comando de uma equipe no Brasil.
Para o presidente do Clube, João Vitor Mazzer, a derrota e desclassificação em 2023 para o Camboriú, fortaleceu o clube para que em 2024 pudesse alcançar o grande primeiro passo em sua projeção nacional. “Estamos muito felizes e hoje chorando de alegria. Há um ano, mais ou menos nessa mesma data sofremos muito com a eliminação para o Camboriú, mas isso nos fortaleceu para que esse ano pudéssemos conquistar esse primeiro passo no cenário nacional. Sonhamos e queremos o Maringá na Série B e porque não na Série A. Vamos trabalhar pra isso e o apoio da cidade, do torcedor é fundamental para que tudo isso esteja acontecendo”, explicou Mazzer ao final do jogo.
O Maringá FC agora vai enfrentar o Anápolis, na semifinal do Brasileiro Série D e o primeiro jogo será fora de casa já no próximo final de semana. A equipe se reapresenta na manhã de quarta-feira, 4, para iniciar a preparação para o confronto.